Dores de cabeça?
As reclamações mais frequentes nos consultórios são as dores de cabeça e, saber identificar qual o seu tipo de dor, contribui para a eficácia do tratamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estipula que 90% das pessoas sofrem ou já sofreram de alguma forma com esse tipo de dor.
Causas como estresse, sinusite, enxaqueca, entre outras, geram desconforto, porém, ao contrário do que a maioria pensa, não há nada de dor no cérebro, mas nas veias, nos músculos e nas terminações nervosas.
Enquanto algumas dores são latejantes, outras dão pontadas ou fazem pressão. Há também o fator frequência e duração. Sendo assim, é necessário que saiba quais os tipos de dores existentes e verifique a que mais se encaixa com você. Lembre-se de procurar um médico o mais rápido possível.
- A enxaqueca é uma crise que pode durar horas e está localizada na região das têmporas. Quem sofre com este tipo de dor, fica sensível a luz e aos sons. Com dores frequentes e difíceis de serem lidadas, o tratamento precisa ser constante e com acompanhamento médico, tendo como apoio para alivio da dor compressas e massagens.
- O tipo de dor mais comum é causada por tensão ou estressa e está acometida na testa ou no alto da cabeça. Outros hábitos não saudáveis e consumo de álcool em excesso, além de café, podem colaborar na gravidade da dor.
- Se alimentar mal faz com que o paciente tenha dores de cabeças, também, principalmente quando este é predisposto. Café, açúcar, gordura em excesso, entre outras coisas, devem ser evitadas em pessoas que possuem a dor ligada a alimentação.
- Os olhos também podem contribuir para a dor de cabeça, prevendo que pacientes que fazem grandes esforços visuais se queixam de cefaleia. Doenças como astigmatismo ou hipermetropia, e que não são acompanhados com tratamento por lente ou óculos, causam desconforto.
- Por último temos a inflamação nos seios da face, ou sinusite, que causa a dor de cabeça. Ela atinge as maçãs do rosto e os olhos, trazendo secreções e coriza.
Procure sempre um especialista e preste atenção aos sinais do seu corpo, pois, a dor, é o mecanismo fundamental para avisar ao paciente que há algo errado. Alimente-se bem e sempre busque praticar atividades físicas e saudáveis. Tenha tempo para cuidar da sua saúde!
Abaixo Dr. Orlando fala sobre as diferenças das dores.
Fonte: https://saude.terra.com.br/saiba-identificar-os-diferentes-tipos-de-dor-de-cabeca,1950f65ed3843200c5e79aba6e771aba6vx296zn.html