TIPOS DE DORES


Somática


São as causas de dores mais frequentes e originárias do aparelho locomotor. Encontram-se neste grupo as dores musculares, articulares (osteoartrose de joelhos, ombros, quadril, ATM, coluna) e dores de cabeça. Normalmente, são dores com câimbra e/ou ardência e são bem localizadas. A fibromialgia também pode estar incluída neste grupo ou no grupo da dor neuropática.

Neuropáticas


São as dores originadas pelo sistema nervoso periférico (neuralgia do trigêmeo, do glossofaríngeo, ciática e outras lesões de nervos periféricos como as neuropatias diabética e alcoólica, etc.), sistema nervoso central (dor pós AVC, dor do lesado medular, dor originada por tumores do sistema nervoso central, etc.), sistema nervoso autônomo (distrofia simpática reflexa ou síndrome complexa de dor regional). Normalmente são dores em choque, queimação e formigamento.

Visceral


Dores originadas das vísceras da cabeça, caixa torácica e abdômen, e estão normalmente relacionadas à certas doenças como câncer, infecções, hemorragias ou outras dores do tipo funcionais (que não apresentam causas aparentes). Um exemplo são as cólicas menstruais ou intestinais. Normalmente são dores difusas e mal localizadas.

Psicogênicas


São geradas por distúrbios psiquiátricos e responsáveis por apenas 3% ou 4% dos tipos de dor. Possuem características como nunca acordar o paciente e podem se manifestar sob a forma de dor facial, pélvica, lombar ou abdominal. Isso não quer dizer que o paciente não sinta dor.